Dicas de cortes para carnes e para que serve cada um. Quais são os mais utilizados e em que tipo de preparo ou receitas.
Cortes de carne: dicas de receitas e preparos para cada tipo
Existem diversos tipos de cortes de carne e cada um deles é mais adequado para utilização em um tipo de receita. Alguns são mais indicados para preparações cozidas, enquanto outros apresentam melhor sabor e suculência em pratos grelhados ou assados. Seja qual for a receita escolhida, saber que tipo de corte de carne escolher pode fazer toda a diferença no sabor e textura.
Cortes de carnes mais gordurosos são bastante versáteis e podem ser preparados de várias formas: grelhados, assados, fritos e cozidos. Carnes magras precisam de um preparo que mantenham a umidade e a suculência, assim é melhor cozinhá-las ou assá-las, além de acrescentar molhos no preparo.
A seguir, confira quais cortes de carne são ideais para cada tipo de preparo:
Picanha
Este corte de carne é macio e suculento, devido à camada de gordura presente nas fibras musculares. Sucesso nos churrascos, a picanha cai bem em várias receitas e pode ser feita em diversas preparações assadas, grelhadas ou na frigideira.
A receita mais tradicional com este corte de carne é a preparação na grelha. Para isso, tempere a carne com sal grosso em todos os lados e coloque na churrasqueira pré-aquecida com a gordura virada para cima. Grelhe cada um dos lados por cerca de 15 minutos ou até encontrar o ponto desejado. Como acompanhamento, prepare um arroz branco, vinagrete e farofa.
Alcatra
É um corte que funciona muito bem em receitas grelhadas e cozidas, pois é suculento, macio e pouco. Um preparo simples e rápido é o bife grelhado na frigideira. Basta temperar a gosto e grelhar a fogo alto, criando uma crosta sem retirar a suculência da carne. A alcatra também pode ser preparada à milanesa, empanando na farinha de rosca e fritando em óleo na sequência.
Para quem busca um prato mais trabalhado, é possível ainda fazer strogonoff de alcatra. Corte a carne em cubos ou tiras, doure com cebola e alho, acrescente molho de tomate ou ketchup, creme de leite e cogumelos. Como acompanhamento, arroz branco e batata palha.
T-bone
É um corte bovino, que reúne dois tipos de carne: o filé mignon e o contrafilé. Essa junção proporciona um sabor intenso e variadas texturas. Leva o nome de T-bone porque um osso em formato da letra “T” separa as duas carnes distintas. Para aproveitar o melhor que esse corte tem a oferecer, o ideal é escolher receitas grelhadas ou assadas.
O T-bone é uma ótima opção para churrascos, temperando com sal grosso e grelhando na frigideira até o ponto de preferência. Uma opção para o dia a dia é prepará-lo no forno, com o tempero à gosto e acompanhado de legumes e batatas cozidas.
Costela bovina
É um corte que possui gordura no meio da carne, o que traz suculência e intensidade para o sabor. Por conta dessa característica e à proximidade aos ossos, é um tipo de carne que deve ser cozido para trazer uma textura mais macia. Para quem prefere um corte mais firme, o ideal é o preparo assado. Uma receita bastante popular é a costela bovina ao molho barbecue. Para prepará-la, tempere a gosto, grelhe a carne enquanto pincela com molho barbecue e, para finalizar, coloque no forno para caramelizar o molho.
Outro preparo delicioso é cozinhar a costela na panela de pressão. Primeiramente, doure na panela de pressão e, na sequência, acrescente caldo de carne, cerveja ou vinho e deixe na pressão até a carne ficar macia. Abuse da criatividade no acompanhamento: legumes, risotos e batatas assadas são ótimas opções.